De janeiro a agosto deste ano, a Ouvidoria Geral de Panambi recebeu 850 protocolos de denúncias

A Ouvidoria da Prefeitura de Panambi recebeu nos primeiros oito meses de 2024, 850 protocolos de denúncias enquanto ao longo de 2023 foram cerca de 1.500 protocolos.

Os dados foram divulgados pelo responsável pela Ouvidoria Municipal João Stein durante entrevista ao Programa Café da Tarde da Sulbrasileira.

Alguns índices chamam a atenção pelo maior número de registros, como a falta de limpeza de terrenos, maus tratos com os animais e problemas de esgoto a céu aberto.

Outro fato que chama a atenção, segundo João  Stein, são as denúncias de empresas sem alvará o qual é de responsabilidade da fiscalização de posturas.

As maiores demandas recebidas estão direcionadas ao setor de infraestrutura e fiscalização de posturas.

O setor de ouvidoria serve para apurar os fatos declarados no protocolo e conforme a situação, enviado para a secretaria responsável em solucionar o problema que está sendo exigido.

Dentre as principais denúncias estão, 106 informações de terreno sujo, 85 de maus tratos com os animais 37 reclamações de empresas sem alvará, 33 denúncias de criação de animais na zona urbana e 31 problemas com esgoto.

João Stein disse que as denúncias podem ser feitas, sendo garantido o anonimato das pessoas. Elas podem ser encaminhadas através do Whatsapp 55-9-8402-6167, E-mail: ouvidora@panambi.rs.gov.br e ainda pelo telefone 55-3376-9100 ramal 250.

Stein esclareceu ainda que a ouvidoria do município não está ligada a algum tipo de penalizar moradores do município, mas uma forma de educar e ajudar as pessoas a terem um pensamento diferente daquele onde uma pessoa acha que pode fazer da forma que quiser ou como quiser , existe um procedimento a ser tomado conforme as leis que estão determinadas dentro do órgão público ou fora dele.