Defensoria Publica de Panambi é pioneira em projeto voltado as mulheres
Assinado nessa quinta-feira (15) termo de compromisso e cooperação entre a Defensoria Pública do RS (DPE/RS), município de Panambi e 14 grandes empresas da cidade visando ao auxílio de mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto busca, entre outras questões, viabilizar a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho. Panambi é o primeiro município do Estado com o qual a DPE/RS firma um convênio nesses moldes.
No primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2021, houve um aumento de 16% na concessão de medidas protetivas (dados da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-RS), mostrando-se cada dia mais necessárias ações como a proposta pela defensora pública de Panambi, Jaciara Barasuol Ritter. Surgida a partir do auxílio da defensora a duas estudantes de direito de Ijuí em um projeto, a oportunidade de ajudar as vítimas de violência doméstica foi tomando forma em abril deste ano, quando Jaciara buscou empresários da cidade que trouxessem alternativas para o acolhimento e retomada da vida dessas mulheres fragilizadas.
No termo assinado com as empresas, está prevista a oferta de oportunidades de empregos às mulheres encaminhadas pelo Centro de Referência da Mulher (CRM), além de cursos de formação profissionalizante e aulas de educação financeira e orientação jurídica, esta dada pela Defensoria Pública.
Além disso, será construído também, junto terreno em que fica o CRM, um anexo para receber as mulheres vítimas após a saída do lar. O projeto de engenharia e arquitetura para o local já está pronto, também conquistado pela defensora pública de Panambi de forma gratuita através de parceria, iniciando agora a fase da busca de apoiadores para a sua construção.
As empresas parceiras também receberam o Selo de Engajamento Social da DPE/RS, entregue àqueles que buscam cooperar com a Defensoria no auxílio na redução de desigualdades sociais.
Fonte: Defensoria Pública do RS