Defesa Civil de Panambi apresentou balanço dos transtornos causados pelas fortes chuvas registradas na última quarta-feira (12)

Defesa Civil de Panambi apresentou ontem balanço dos transtornos causados pelas fortes chuvas registradas na última quarta-feira (12) na Cidade das Máquinas.

De acordo com o relatório apresentado pelo Coordenador da Defesa Civil, Adair de Lima Rodrigues, o município registrou um acumulado de 156 mm de chuva ao longo de 24 horas. Isso levou ao desalojamento de 14 famílias, totalizando 52 pessoas que precisaram deixar suas casas em busca de abrigo seguro. Uma residência foi especialmente afetada, com seus bens móveis danificados pela submersão em água. Registrou-se que as chuvas impactaram as operações de cerca de 20 empresas, prejudicando suas atividades, e algumas escolas, especialmente da rede Estadual, suspenderam as aulas.

As condições adversas também exigiram medidas de segurança, resultando no fechamento temporário de 9 ruas em alguns momentos do dia, para garantir a segurança de pedestres e motoristas, devido aos alagamentos.

O Corpo de Bombeiros também relatou apoio na retirada de duas pessoas de área alagada (uma residência e uma em carro em área alagada). Também foram retirados 4 cavalos de área alagada. Na área urbana uma árvore caída foi retirada de via pública. Também na zona rural foram informadas queda de árvores que foram removidas pelos moradores para desbloquear as vias.

Para oferecer apoio às famílias afetadas, a Prefeitura prontamente disponibilizou espaços para acolhimento temporário, garantindo que todas as famílias atingidas tivessem local seguro para se abrigar. A Defesa Civil Municipal acompanhou de perto a evolução das chuvas e alagamentos, e diversas equipes da Administração Municipal prestaram assistência e apoio às famílias.

A previsão é de que na próxima semana, com clima sem chuva, haverá muito trabalho para restaurar estradas do interior e limpeza de áreas afetadas pelos alagamentos.