Demandas na traumatologia regional são apresentadas em audiência em Porto Alegre.
Demandas na área da saúde dos municípios Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) foram apresentadas em audiências em Porto Alegre neste início de semana, onde uma comitiva da Amuplam cumpriu diversas agendas, além de participar do 42º Congresso dos Municípios do RS.
Em reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, foram levadas à titular da pasta a demanda para atender a alta fila de cirurgias na área de traumato-ortopedia, hoje referenciada no Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta. Conforme os gestores regionais, a referência no setor não está atendendo toda a demanda dos municípios da região.
Conforme levantamento da Amuplam, a fila alcança quase 800 procedimentos dos 11 municípios que compõem a associação, entre consultas e cirurgias. Uma das definições possíveis levantadas no encontro foi alinhar reuniões com o Hospital de Panambi e o Hospital Bom Pastor, de Ijuí, para que estas casas de saúde possam abarcar cirurgias e procedimentos de média complexidade, além de verificar a possibilidade de encaminhamento a outras regiões dos casos de alta complexidade traumatológicas.