Dezembro com previsão de chuvas abaixo da média
O mês de dezembro marca a chegada do chamado verão climático que compreende o trimestre de dezembro a fevereiro, assim como o começo do verão astronômico no clima que terá início em 2024 com o solstício de verão às 12h03min do dia 21 de dezembro. Frequência de temporais de verão aumenta em dezembro. O mês, historicamente, marca um aumento expressivo no número de dias de calor no Sul do Brasil.
O mês vai transcorrer sob influência da La Niña no Pacífico, que está ao redor do seu ápice, e deve chegar ao fim no começo de 2026. O padrão de chuva deve refletir as condições de La Niña. A tendência é de precipitação abaixo da média, o que já deve causar estresse hídrico para a agricultura em parte do estado, especialmente mais ao Sul.
É importante destacar que precipitação abaixo ou muito abaixo da média não significa que deixará de chover, mas que a tendência é chover com acumulados inferiores ao normal da climatologia histórica. Outro ponto importante a destacar é que estamos ingressando no período quente da climatologia anual, o que significa que são comuns temporais isolados que podem trazer elevados volumes de chuva em pontos localizados.
Dezembro deve ter temperatura perto ou pouco acima da média no Rio Grande do Sul, mas na costa e áreas adjacentes as marcas podem ficar um pouco abaixo. Com a chegada do verão climático, aumenta muito o número de dias de calor intenso com a expectativa de maior frequência de dias escaldantes na segunda quinzena do mês que se inicia.
Fonte: Correio do Povo
