Drogas chegam de avião e, das Missões, são distribuídas para todo o RS

As investigações sobre o tráfico de drogas com uso de aviões, arremessos e uso de pistas clandestinas de pouso são realizadas pela Polícia Civil desde 2021. Na última sexta-feira, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga, e a Brigada Militar, foram apreendidos 400 quilos de cocaína no interior de São Nicolau. A droga, avaliada em mais de R$ 16 milhões, estava sendo transportada em duas caminhonetes vindas da região metropolitana.

Durante a ação, realizada no âmbito da Operação Hórus, três homens foram presos. Os veículos usados no transporte também foram apreendidos.

As investigações, que já vinham sendo realizadas há pelo menos dois anos pela Draco, com a participação da Brigada Militar, mostraram que facções da região metropolitana se utilizam de aviões para trazer drogas para a região de São Luiz Gonzaga, de onde são distribuídas para o resto do Rio Grande do Sul. Há indícios de que o grupo criminoso traga a droga diretamente da Bolívia.

Recentemente, em trabalho conjunto, Draco e Brigada Militar apreenderam um avião, que é suspeito de fazer a rota do tráfico e, também, contrabando de agrotóxicos. A aeronave apreendida utilizava de sistema clandestino de reabastecimento em pleno voo, permitindo percorrer longas distâncias sem necessidade de pousar para abastecer. Essa aeronave foi apreendida numa propriedade da localidade de Timbaúva, interior de Bossoroca. A aeronave foi apreendida e levada até o Aeroporto Regional de Santo Ângelo, onde foi recolhida pelas autoridades. Já na localidade de Barra do Araçá, interior de São Luiz Gonzaga, foi encontrado no solo um tecido de cor verde que seria a indicação para o arremesso dos pacotes com drogas.

Na abordagem realizada na sexta-feira, informações iniciais apontaram que um avião branco, vindo da direção do Paraguai, foi responsável por trazer a droga. Os indícios coletados até o momento indicam que São Luiz Gonzaga esteja servindo de pista de pouso para facções trazerem os entorpecentes direto de países como Bolívia e Paraguai.

Fonte: Rádio Cidade SA

Foto: Polícia Civil