Educação: Projeto Aprova Brasil está sendo implementado nas escolas da Rede Municipal
A Prefeitura de Panambi, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, aderiu a uma estratégia que busca avaliar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, propondo estratégias para resolvê-las: trata-se do projeto Aprova Brasil.
A partir das habilidades e competências exigidas nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Aprova Brasil apresenta uma sequência de propostas didáticas que, a cada cinco lições, apresentam um simulado. É pelo resultado de cada simulado que se evidenciam as dificuldades dos alunos de 1° a 9° ano do Ensino Fundamental.
Um dos objetivos da Educação Municipal é aumentar a nota de Panambi no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Aprova Brasil vem ao encontro dessa perspectiva, por oferecer suporte para os professores aplicarem sua proposta didática, conduzindo o planejamento e as abordagens em sala de aula, com foco na Língua Portuguesa e na Matemática.
Para acompanhar as crianças dos Anos Iniciais em sua jornada de autoconhecimento e controle das emoções, o Projeto Aprova Brasil traz uma turma de mascotes e cada um representa uma emoção – coragem, engajamento, foco, estabilidade e alegria, facilitando o diálogo na busca de estados emocionais mais equilibrados que favoreçam a aprendizagem.
Os professores, as equipes gestoras da escola e a Secretaria de Educação terão acesso à plataforma virtual para acompanhamento da aprendizagem de cada aluno, que será monitorada e trabalhada pela equipe do Setor Pedagógico da SMEC e por um time de especialistas externo, da Editora Moderna.
A Secretária de Educação, Iara Cadore Dallabrida, relatou que os professores participaram de uma formação e já estão fazendo uso dos materiais com seus alunos, nas escolas. “O início de qualquer proposta nova traz insegurança e questionamentos, mas a maioria dos nossos professores se engajou e está buscando fazer com qualidade, pois todos reconhecemos a necessidade de avançar. Apenas repetir o que era feito não irá gerar novos resultados, então iremos implementar uma nova estratégia. Os professores são fundamentais para alcançarmos os resultados desse projeto, que também acabam refletindo o envolvimento de cada profissional na proposta.”
Para realizar a implantação do Aprova Brasil, o professor, o aluno e o coordenador pedagógico escolar recebem, cada um, um livro didático. Em dezembro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizará a avaliação da proposta para definir sua continuidade em 2024.
Ascom Pref.Panambi