El Niño deve provocar aumento das chuvas  nos meses de  setembro e outubro

O mês de agosto está sendo marcado por grandes oscilações térmicas.  Ainda que este inverno está surpreendendo  por apresentar uma situação ligeiramente mais quente que em anos anteriores, estas oscilações já foram registradas há muito tempo no Estado, mostrando que o mesmo já ocorreu em outros momentos.  No entanto, em anos onde há a projeção de um El Niño de forte intensidade os olhos se voltam para o clima em um cenário de aquecimento jamais visto no mundo.

Aldemir Pasinato, analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo de Passo Fundo, explicou que nesta quinta-feira (17) o tempo seguirá firme e quente, com máximas que poderão se aproximar dos 27ºC.

Porém, uma nova frente fria marcará a transição para o tempo chuvoso ainda na sexta-feira.  Pasinato explicou a chuva de sexta-feira não tem, a princípio, indicativo de temporais em Panambi, mas sim na região central do Estado. O sábado terá queda nas temperaturas, mas não com forte intensidade capaz de chegar abaixo de zero, por exemplo. Já no domingo o ar gelado ganhará força, com indicativos de mínimas na casa dos 5ºC e com máximas que não passarão dos 18ºC.

Sobre esta segunda quinzena de agosto, Pasinato projeta altos e baixos na temperatura, como têm ocorrido até agora.  No entanto, com o pico do El Niño sendo previsto para setembro e outubro, a projeção de chuvas acima da média para estes dois meses.

De acordo com as previsões para Panambi, para os próximos dias, há previsão de chuva nesta sexta-feira dia 18 e sábado dia 19 com acumulado de 32 mm. A temperatura deve variar entre mínimas de 16ºC e máximas chegando aos 30ºC. No domingo o tempo melhora e a temperatura cai para mínimas de 7ºC

Fonte : Uirapuru

Redação: Sulbrasileira