Empresas de Ibirubá investem em aeronave compartilhada

Um feito inédito aconteceu em Ibirubá, na tarde desta segunda-feira, 17 de abril. Autoridades, amigos e convidados da comunidade local se reuniram para celebrar a aquisição da primeira aeronave por um consórcio de empresas, todas do município de Ibirubá. A Piper Seneca V, fabricada na Flórida (EUA) em 2007, é considerada a melhor aeronave de sua categoria na época, e tem capacidade para transportar o piloto e mais cinco passageiros, além de bagagens, com autonomia para voar até 1600km ininterruptamente.

As empresas que se uniram para a aquisição foram Cotribá, Théo Transportes, Agropecuária Budke e Vence Tudo. Este último, inclusive, participou de um investimento semelhante no ano passado, em conjunto com empresários de Cruz Alta. O tempo é considerado o fator mais caro para os diretores das grandes empresas, e a aeronave se torna uma ferramenta valiosa para otimizar o trabalho. Luciano Kanitz, empresário e membro do consórcio, destacou a importância de passar mais tempo com a família, graças à redução de horas nos deslocamentos. Ildemar Budke frisou a produtividade, estando menos tempo dirigindo na estrada quando precisa ir até a fazenda no sul do estado. Celso Krug, presidente da Cotribá, lembrou do papel da cooperativa como fomentadora do desenvolvimento regional. Marcos Lauxen garantiu que o negócio compartilhado é certeza de melhores resultados e que outros empresários da região vão acabar migrando para o modelo compartilhado de transporte aéreo.

O Aeroporto Municipal Santo João Sandri, que é utilizado como local de pousos e decolagens da aeronave, foi fundado há mais de 50 anos e teve sua importância destacada pelos diretores das empresas consorciadas e pelo prefeito Abel Grave, que esteve presente na apresentação. Ele reforçou o compromisso com a comunidade e destacou a importância de buscar alternativas para o asfaltamento da pista e a sinalização noturna. Marcos Lauxen agradeceu as pessoas visionárias que mantiveram o aeroporto homologado para uso e destacou a importância do avião para encurtar distâncias entre compromissos.

O empresário agropecuário Tiago Rubert, da Terra Boa Agrícola de Cruz Alta, um dos idealizadores do modelo de compra compartilhado, considerou que a aquisição mostra a capacidade de articulação e desenvolvimento de Ibirubá, e destacou o crescimento das empresas que reflete em riqueza para toda a comunidade.

O evento foi marcado pela demonstração da aeronave para a imprensa local, que teve a oportunidade de decolar e sobrevoar Ibirubá em um vôo cortesia. Marcelo Scapini, responsável pelo protocolo de apresentação, finalizou com a frase: “Onde pousa um avião decola o desenvolvimento”.

Fotos: Andrei Grave/ Jornal O Alto Jacuí/ Joel da Silva / Cristiano Lopes / Júnior Knoff