Estado sofre onda de calor
Desde ontem, o Rio Grande do Sul sofre uma onda de calor que deve durar até o final da próxima semana. Isso significa que todas as regiões do Estado devem registrar temperaturas altas pelos próximos dias.
Segundo o aviso emitido pela Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sema), o pico de calor deve ser na semana que vem, entre os dias 10 e 12 de janeiro. Com máximas elevadas e pouca chuva, a umidade do ar pode atingir níveis críticos, entre 20% e 30%. Até quinta-feira da semana seguinte (12), todas as áreas do Estado devem sofrer um aumento progressivo nas temperaturas. O que caracteriza uma onda de calor são os registros de altas temperaturas em vários dias consecutivos. Segundo a meteorologista da Climatempo Noele Brito, a permanência de uma massa de ar seco e quente no norte da Argentina estendeu a projeção para regiões do Brasil, como o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e partes do Mato Grosso do Sul.
— É comum que a Região do Chaco, que abrange o norte da Argentina e o oeste do Paraguai, fique bem aquecida nesta época do ano. E é normal que acabe pegando algumas áreas do Brasil — acrescenta Noele.
Neste sábado no sábado (7), Panambi deve ter temperatura máxima de 33°C. A partir de amanhã elas vão oscilar entre máximas de 34ºC podendo chegar a 40ºC em Panambi na quinta feira.
Pouca chuva
A maior parte do Rio Grande do Sul não deve receber chuva nos próximos dias, fazendo com que a sensação térmica fique ainda mais quente e os níveis de umidade relativa do ar fiquem mais baixos. Na segunda-feira (9), porém, a previsão de Climatempo é de chuva fraca e isolada Já na terça-feira, a chuva, ainda leve e passageira, deve se espalhar pelo Estado.
Para Panambi, a previsão é de um acumulado de apenas 10mm.
Fonte: Climatempo/ZH
Redação/ Sulbrasileira