Estelionatário tenta extorquir empresário de Panambi

 Um empresário de Panambi registrou na Delegacia de Polícia na tarde de ontem, que foi vítima de tentativa do “Golpe da Facção”.

Recebeu um contato telefônico de  um homem dizendo que um comparsa estaria nas proximidades e que seguisse as orientações sem desligar o telefone. A vítima começou a ser ameaçada de que teria o seu estabelecimento invadido e que ela e familiares estariam correndo risco de vida.

A Redação da Sulbrasileira manteve contato com as autoridades policiais e a informação é de que se trata de golpe. Citam que os estelionatários escolhem vítimas aleatórias, captam informações e fotos em redes sociais e entram em contato com a pessoa afirmando saber que elas fizeram denúncias à polícia, o que não é verdade.

Orientam  que as pessoas não paguem nada aos criminosos, já que se trata de um golpe. Nas ameaças, os estelionatários que se passam por membros de facções ameaçam as vítimas de sequestro, dizem que vão colocar fogo na casa ou na empresa das pessoas e até ameaçam matar familiares caso não paguem a quantia exigida.

De acordo com  as fontes, este é mais um golpe aplicado por presidiários. Muitas vezes, nem são pessoas da cidade, mas sim criminosos que pegam informações na internet, de forma aleatória.

As vítimas, geralmente, são empresários, donos de pequenos estabelecimentos e profissionais liberais. Já há registros de vítimas de outras cidades do RS  e em outros estados.

 Já foram várias ocorrências semelhantes registradas na DP de Panambi e a fonte informou que, em todas as situações não passam de tentativa de golpe sob ameaças normalmente praticadas por presos que nem estão  na cidade e sequer conhecem às vitimas . 

Os bandidos buscam dados pessoais das vitimas acessíveis nas redes sociais, salvam fotos da família, dos filhos, o colégio onde estuda.

A seguir usam essas fotos, enviando aos alvos fazendo ameaças que vão matar a família, sequestrar, colocar fogo na empresa entre outros.

As autoridades policiais orientam que o empresário que receber este tipo de contato, não repasse dinheiro e simplesmente desligue o telefone e registre a ocorrência na Delegacia de Polícia.