Estelionatos em Panambi e em Cruz Alta

Morador de Panambi recebeu ligações do DDD 31, região de Belo Horizonte Minas Gerais, sendo informado que havia sido feita uma compra em seu nome e caso a compra fosse indevida era para digitar o número 1, o que foi feito.

A conversa seguiu e foi induzido a fazer um PIX para permitir que fosse investigada a compra e descoberto o estelionatário.

Sem perceber que estava sendo vítima de um golpe anotou os dados e fez uma transferência via PIX no valor de R$ 3.130,00

Após ter feito a transferência se deu conta que havia sido vítima de golpe.

Morador do Bairro Zona Norte em Panambi recebeu mensagem de WhatsApp de alguém se fazendo passar por sua amiga que solicitou um Pix no valor de R$ 250,00 informando que precisaria pagar uma conta.

Acreditando que o pedido foi feito por sua amiga enviou o PIX.

 Mais tarde visualizou um alerta da amiga que seu WhatsApp havia sido clonado. Somente então a vítima percebeu que havia sido vítima de golpe.

Decidiu registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia 

Em Cruz Alta, de acordo com registro feito na Delegacia de Polícia, o comunicante informou que tentou efetuar a compra de um telefone celular pelo aplicativo. Após ser informado que o pagamento deveria ser feito apenas à vista (cartão de crédito) ou por pix, inseriu os dados de sua conta bancária, mas desistiu da compra.

Mais tarde, uma pessoa ligou identificando-se como funcionário do Banco, relatando que foi tentado efetuar uma compra, mas que não foi efetuada, alegando que havia sido colocado um vírus na sua conta/aplicativo, e que ele deveria proceder suas instruções passo a passo, para que a transação de compra fosse cancelada.

A vítima suspeitou e questionou de como estava a imagem de outro banco, e esse funcionário disse que tinha acesso a outros banco. Acreditando na veracidade das informações do interlocutor, foi seguindo as orientações das mensagens, recebendo links (que davam acesso a sua conta) e que deveria fazer um pix, para fazer varredura no aplicativo e salvaguardar o valor. A vítima assim o fez, remetendo o comprovante da transação, conforme solicitado. Após isso, não voltaram a fazer contato com ele.

Ontem, a vítima recebeu nova mensagem, informando que teve seu valor estornado, e a imagem do perfil já era de outro banco.

O comunicante se deslocou até sua agência, e percebeu que a imagem do perfil já havia mudado para outro banco. O seu aplicativo bancário está bloqueado.  Foi orientado a registra a ocorrência na Delegacia de Policia.