Estimativas apontam que Pejuçara terá perda de quase 3 milhões de reais na arrecadação de ICMS
Apesar de ainda recente e não ser possível dimensionar todas as perdas relacionadas com a catástrofe climática que o Rio Grande do Sul vivencia desde o início de maio, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou um levantamento do impacto desta calamidade na estimativa de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2024. Segundo a entidade, todas as cidades do RS terão queda significativa em suas receitas por conta de uma menor arrecadação do imposto.
O município de Pejuçara, deverá ter cerca de R$ 2.822.922 a menos de arrecadação apenas neste ano, um número 25% menor do que o previsto inicialmente, o que é sinônimo de preocupação para a Administração Municipal, já que isto pode gerar um déficit orçamentário no final de 2024. Diante deste alerta, o executivo municipal está tomando todas as medidas necessárias no que se refere a contenção de despesas e também busca de recursos.
“Nesta quarta-feira, 05, teremos uma reunião da Amuplam, e, na sexta-feira, 07, em Lajeado, estaremos reunidos com representantes da FAMURS e Confederação Nacional dos Municípios- CNM. O objetivo é discutir sobre o assunto e também buscar recursos para a compensação da queda de 25% de arrecadação do ICMS”, comenta a Prefeita de Pejuçara, Flaviana Brandemburg Basso.
A Prefeita destaca ainda que, a atual Administração enfrentou vários desafios durante este mandato com a pandemia de Covid-19, bem como dois anos consecutivos de estiagem, e, agora, 2024, que será um dos piores, considerando os estragos em razão das chuvas.