Família adota ovelha rejeitada pela mãe em Não-Me-Toque

Uma história inusitada surpreendeu uma família de Não-Me-Toque, no Norte do Rio Grande do Sul. A pequena ovelha Ayla foi rejeitada pela mãe após o parto e não recebe nem mesmo o leite materno.

Imagens mostram a fêmea afastando o filhote com cabeçadas. Em agosto de 2021, outros dos filhotes já haviam sido rejeitados, sendo que um deles mamava em uma vaca da propriedade.

“Ela [a mãe] não quer saber dela [a filhote] perto, se ela chega, avança, dá cabeçada, não deixa dar ‘mamá’ nem amarrando ela”, fala a estudante Franciela Marcolan, integrante da família responsável pela propriedade.

Segundo especialistas, o fenômeno é conhecido como baixa habilidade materna. O veterinário Ricardo Zanella explica que o problema pode estar relacionado ao tipo de alimentação dado à mãe.

“Se a fêmea não tiver ingerido uma quantidade necessária de alimento, essa fêmea não vai conseguir passar esses nutrientes para o filho e vai acabar abandonando o mesmo”, diz.

Para compensar a falta do leite materno, os pecuaristas dão sete mamadeiras por dia a Ayla.

Esse comportamento pode ocorrer, ainda, se a mãe sente que a cria está doente e pode não conseguir cuidar dos filhotes. Além disso, questões envolvendo a genética e o estresse do animal podem influenciar.

“Sempre é indicado, principalmente no pré-parto, dar uma dieta balanceada para os animais e também promover, oferecer a eles um ambiente bastante sadio, bastante seco, com uma área que possam se locomover protegidos de outros animais, para que, então, essa fêmea consiga acolher esse filhote da melhor forma possível”, comenta o veterinário

Segundo Zanella, o elo maternal se cria nos primeiros dias de vida de um animal, o que torna difícil uma eventual reintegração de Ayla à família.

Fonte: G1