Farmácias descentralizadas de Panambi prestaram em torno de 7 mil atendimentos
Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou um relatório abrangente sobre os atendimentos realizados nas farmácias descentralizadas. Essa iniciativa, implementada nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) Zona Norte e Interior, a partir da segunda quinzena de agosto deste ano, tem sido bem recebida pelos usuários da Rede Municipal de Saúde.
De acordo com o relatório, no período de agosto a novembro, na ESF da Zona Norte foram 3.482 atendimentos e na ESF do Interior 3.482 totalizando 6.976 atendimentos
A descentralização das farmácias proporciona aos moradores a retirada de medicamentos no ESF mais próximo de suas residências, evitando deslocamentos prolongados e reduzindo o tempo de espera na farmácia central localizada no prédio da SMS.
De acordo com o gestor da Saúde, Romário Heitor Malheiros, a instalação das farmácias nas ESFs Zona Norte e Interior estava no planejamento da equipe gestora e recebeu aprovação do Prefeito Daniel Hinnah. A efetivação demandou a contratação de duas profissionais farmacêuticas e a organização da estrutura física. A escolha estratégica dessas ESFs considerou a localização e a quantidade de usuários, facilitando o acesso para os moradores das regiões sul e norte da cidade.
Nas ESFs Zona Norte (Irmã Lídia) e Interior (Dário I. Franke), são dispensados todos os medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) — controlados e não controlados — por farmacêuticas habilitadas. Isso beneficia não apenas os usuários cadastrados nessas ESFs, mas também aqueles vinculados a outras unidades de saúde. No entanto, os medicamentos fornecidos pelo Estado ainda devem ser retirados na farmácia central, localizada no prédio da SMS.