Formação de novo ciclone extratropical no RS terá ventos de 90 km/h
A partir desta quinta-feira (2/11), um ciclone extratropical está se intensificando na Região Sul do Brasil. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de nível laranja devido ao risco e à possibilidade de perturbações relacionadas aos fortes ventos. As rajadas de vento podem atingir velocidades de até 90 km/h.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a Região Sul na sexta-feira (3/11) indica a ocorrência de tempestades. Pode haver um acúmulo de chuva de mais de 100 milímetros em 24 horas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O noroeste do Rio Grande do Sul está previsto para ser a área mais impactada pelo ciclone. Nessa região, a precipitação de chuva pode exceder 200 mm, e há também a possibilidade de queda de granizo.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta devido ao aumento do nível do Rio Uruguai. Nas próximas horas, as cidades de Iraí, Porto Mauá, Doutor Maurício Cardoso e Tiradentes do Sul enfrentam o risco de inundações.
O ciclone extratropical está vinculado a uma frente fria que avança pela Região Sul. As previsões indicam que o Rio Grande do Sul experimentará temperaturas mínimas na faixa de 2ºC a 5ºC. Desde o início do ano, a Região Sul tem estado em processo de recuperação dos danos causados pelos ciclones extratropicais anteriores.
Fonte: Metrópoles