Gerência da Caixa Econômica Federal de Panambi alerta para mensagens falsas em nome da instituição

A agência da Caixa Econômica Federal de Panambi faz um alerta a seus clientes quanto à série de golpes que estão sendo praticados utilizando o nome da instituição financeira.

No contato mantido pela Redação da Sulbrasileira com o gerente da agência local da CEF, Silmar Zanin este  informou que está recebendo vários relatos de ocorrências de tentativas de golpes seguindo diversos padrões.

 Pelo Whatsapp utilizando vários números, por mensagem de texto SMS, por telefone ou mesmo por e-mail, os golpistas se passam por servidores da CAIXA e solicitam que seja acessado um link falso com a justificativa de atualização do sistema, e por meio deste site estão capturando os dados de login e senha para movimentações nas contas dos clientes.

O gerente local ressalta que a CAIXA nunca solicita aos seus clientes que informem o login e senha para acesso a conta e que não encaminha link de acesso em sites externos ao da CAIXA.

Silmar Zanin informa  que o cliente não repasse nenhum dado, desligue o contato e procure a gerência da instituição em sua cidade quando isso acontecer .

Lembra que a CAIXA disponibiliza em seu site (http://ww.caixa.gov.br/segurança/), uma cartilha contendo orientações e dicas sobre segurança da informação e prevenção a golpes.

Um exemplo, é o Golpe do Bolsa Família que  registrado ontem em Panambi

Uma panambiense informou ontem que recebeu mensagem de texto solicitando que atualizasse seu aplicativo onde recebe seu auxílio do Bolsa Família , através de um link de acesso.

Acabou clicando no referido link e, logo após, recebeu um código de ativação, aparecendo um campo para que fosse digitado o código recebido, o que acabou fazendo.

Mais tarde, ao entrar no seu aplicativo para realizar um Pix, constatou que sua conta estava zerada, tendo sido realizado um saque, que era o saldo total de sua conta. Não conseguiu gerar comprovante dessa operação, de modo que não tem conhecimento de quem a realizou. Não reconhece a operação, acreditando que seu aplicativo tenha sido invadido. Não foi informado o valor do saque.

Redação Sulbrasileira – Elcio Dallabrida