Golpe do Falso Advogado continua sendo aplicado em Panambi
O Golpe do Falso Advogado continua sendo aplicado em Panambi. O advogado Claudio Motta efetuou ontem, registro de boletim de ocorrência em razão de nova tentativa de golpe com os estelionatários utilizando seu nome e sua OAB.
Diversos clientes e amigos têm enviado mensagens pedindo confirmação, pois o prefixo do número dos golpistas é 51, da região metropolitana.
Por isso, solicita que as pessoas fiquem atentas e evitem cair em golpes.
Para aplicar o golpe os estelionatários acessam informações públicas de processos judiciais nos sites dos tribunais ou obtêm dados de credenciais vazadas, o que lhes permite conhecer detalhes do caso e da vítima.
Posteriormente entram em contato com a vítima (por WhatsApp ou e-mail) utilizando um número de telefone diferente, mas com a foto e, às vezes, o logotipo do escritório do advogado real.
Munidos das informações do processo, eles forjam documentos com logotipos de órgãos oficiais (como STF ou OAB) e convencem a vítima de que um valor alto foi liberado, criando um senso de urgência e uma vantagem imediata.
Solicitam um pagamento antecipado, geralmente via Pix para contas de pessoas físicas, alegando ser para impostos, custas judiciais, ou honorários, para que o “resgate” do valor seja feito.
Após o pagamento, os golpistas desaparecem.
De acordo com informações obtidas pela Redação a Sulbrasileira, vários outros advogados de Panambi foram alvo deste tipo de golpe causando prejuízos financeiros para seus clientes.
