Golpes de Estelionato semelhantes registrados em Panambi e em Cruz Alta

De acordo comum ouvinte da Sulbrasileira que esteve na Redação deste órgão de comunicação social, ele foi vítima de estelionato. Informou que recebeu uma ligação pelo seu telefone residencial, de um homem dizendo ser funcionário de um banco onde ele tem conta corrente e cartão de crédito.

O suposto funcionário disse ser responsável pela segurança dos cartões de credito da instituição financeira e perguntou se o cliente tinha realizado uma compra em um estabelecimento na cidade de Curitiba estado do Paraná.

A vítima disse que não, e então a golpista pediu que desligasse o telefone e ligasse para o número que estava atrás do cartão.

O panambiense ligou para o numero indicado onde outro homem atendeu e perguntou se a vitima tinha o aplicativo do Banco. Como possui o aplicativo, o golpista disse que, a vítima estava com vírus no aplicativo e que ela precisava baixar um aplicativo indicado pelo golpista.

Depois disso, o suposto funcionário do banco que na verdade era um golpista comentou que constatou que a vitima também possuía o aplicativo de outro banco e que também estaria com vírus, pedindo que trocasse a senha e entrasse novamente no aplicativo.

Durante as orientações do golpista, o mesmo pediu que a vítima mantivesse o telefone com a tela virada para baixo. Após a ligação foi cancelada e a vítima ao ver seu celular que estava virado para baixo, apareceu na tela à mensagem Bem-Vindo. O aparelho ficou inutilizado, sem nenhum aplicativo ou contatos. A vítima foi ao banco e descobriu que fora realizado um PIX de sua conta.

Revelou que  deve efetuar o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia no início da próxima semana.

Uma ocorrência semelhante foi registrada na Delegacia de Policia de Cruz Alta. No entanto, nesta situação o golpista informou que a vítima teria feito compras em uma loja na cidade de Santo André interior de São Paulo.

O modus operandi dos bandidos foi o mesmo aplicado na vitima de Panambi.

A Polícia Civil alerta que clientes de bancos não devem passar nenhuma informação de seus dados pessoais por telefone e que em caso de duvida procurem a instituição financeira onde é correntista e tem cartão de credito.