Golpes e tentativa de golpe em Panambi
Um panambiense esteve na Redação da Sulbrasileira informando que foi vítima de tentativa de golpe.
Revelou que recebeu uma ligação em seu celular onde o interlocutor informava ser da central de atendimento de um banco e alertava sobre alguma movimentação estranha na sua conta e foi orientado a realizar uma série de procedimentos.
O panambiense revelou que tendo certeza que se tratava de golpe deu conversa ao interlocutor para ter conhecimento até onde ele pretendia chegar.
Quando foi solicitada a confirmação dos números de seus documentos ele desligou o telefone e evitou ser mais uma vítima de estelionato.
De acordo com informações obtidas pela Redação da Sulbrasileira, os bancos nunca ligam e nem enviam mensagens para solicitar que o cliente compartilhe sua senha, token ou código de segurança. Também não pedem para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para desbloquear a conta ou anular outra transação.
Por outro lado, na semana passada, vários panambienses foram vitimas de estelionato em Panambi de acordo com informações repassadas para a Redação da Sulbrasileira.
Foram os mais variados tipos de golpe, desde o financiamento pessoal, do consignado, compra de eletrodomésticos, suposto cancelamento de cartão dentre outros.
Também houve registro de uma vitima da Pirâmide informando que investiu mais de 40 mil e que até junho de 2023 vinha recebendo o juro prometido de 6% ao mês, quando os pagamentos cessaram.
O caso está sob investigação da Policia Federal pois se trata de evasão de divisas.
Em outra situação, uma mulher foi vítima de furto mediante fraude.
Revelou que foram efetuadas transações de sua conta Caixa Tem, no valor de R$ 640,00 em nome de uma empresa de pagamentos que ela não conhece.
Revelou que o valor era oriundo do Bolsa Família que ela recebe mensalmente .
A vítima disse que ninguém teve acesso ao seu telefone e nem na sua conta Caixa Tem.