Governo firma parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí para reduzir fila de espera da Oncologia
Em ato realizado ontem no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Alegre, o Governo do Estado assinou contratos com 15 hospitais gaúchos para destinar recursos do TJ, dentre eles está o HCI com um termo aditivo no valor de R$ 2.364.335,40. A quantia tem por objetivo ampliar exclusivamente a realização de procedimentos e diagnósticos em Oncologia pelo Sistema Único de Saúde da instituição, sendo um total de 3.371 entre cirurgias e exames, tendo um prazo de doze meses para execução.
O montante será disponibilizado em duas parcelas fixas, sendo a primeira ainda sem previsão de repasse e a segunda somente após realizados 40% do quantitativo de cirurgias e exames contratados.
O encontro contou com a presença da presidente do TJ, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Conforme o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, o dinheiro deve agilizar os processos do Centro de Alta Complexidade em Oncologia. “Esse valor veio para acelerar a fila de espera dos procedimentos do CACON, tanto cirúrgicos quanto diagnósticos, que devido à pandemia ficaram represados. Nós como prestadores de serviços do estado do RS, que atendemos o SUS, ficamos agradecidos por isso, pois vamos ajudar mais a população de Ijuí e da região chegando em diagnósticos mais rápidos e eficazes.
Somente no ano de 2022 foram realizadas por meio do convênio SUS mais de 28 mil consultas oncológicas, 25 mil sessões de quimioterapia, 81 mil de radioterapia e 393 de braquiterapia.
Fonte: Grupo Repórter/Sulbrasileira