Hemocentro de Cruz Alta faz chamamento de doadores
O Hemocentro Regional de Cruz Alta responsável pelo atendimento de vários municípios da região incluindo Panambi faz um apelo aos doadores para que compareçam à unidade para fazer a sua doação, em especial, neste período. Nos meses de dezembro e janeiro, de acordo com a Coordenadora do Hemocentro, Angélica Trentini, as doações caem em até 30% devido às festas natalinas e ao Réveillon, além do período de férias para parte da população.
Angélica reforça que os tipos de sangue que mais faltam são A e O – e A e O +. “Precisamos da colaboração da população neste momento. Ao mesmo tempo em que as doações diminuem, a demanda aumenta, já que muitas pessoas viajam neste período e há um risco maior de acidentes”, diz Angélica.
Lembra que, com uma doação, é possível ajudar, pelo menos, quatro pacientes, já que os componentes do sangue são fracionados, atendendo pacientes de acordo com suas necessidades. Se alguém, por exemplo, está com anemia, vai precisar de transfusão de hemácias. Se for vítima de queimaduras, o paciente deve receber plasma. Se for caso de cirurgia ou transplante, o hospitalizado precisa receber hemácias e plaquetas.
É importante lembrar os critérios junto à população que for doar sangue. O primeiro deles é estar se sentindo bem de saúde, não ter nenhum sintoma ou doença. O doador precisa estar bem alimentado, evitando comidas gordurosas ou derivadas do leite. Além disso, é necessário levar um documento oficial com foto e pesar pelo menos 51 kg.
Podem doar sangue jovens a partir de 16 anos com autorização ou na presença do responsável legal. O intervalo de doação para pessoas do sexo masculino é de dois meses. Mulheres, a cada três meses.
O Hemocentro está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3326 3168.
Fonte: Rádio Cruz Alta – Grupo Pilau de Comunicações