Hospitais suspendem procedimentos eletivos
Hospitais e municípios do Rio Grande do Sul estão cancelando procedimentos e cirurgias em virtude da falta de insumos e medicamentos. O problema atinge o país inteiro, conforme as instituições. Itens comuns como remédios para febre e soro fisiológico, que é usado em praticamente em todos os atendimentos, estão na lista de produtos faltantes.
A causa é a falta de matéria-prima, de acordo com o Conselho Nacional de Farmácia. Cerca de 90% dos insumos usados no Brasil para a fabricação de medicamentos são importados da China e da Índia. Além de produtos, não estão disponíveis as embalagens como conta-gotas, frascos e ampolas.
Em Panambi, segundo informações do diretor clinico do Hospital local, doutor Luiz Ernesto Vargas, a direção desta casa de saúde decidiu suspender as cirurgias eletivas.
Doutor Luiz Ernesto durante Programa Fala Comunidade do ultimo sábado revelou que a decisão é motivada pelo fato, das dificuldades para aquisição de soro e outros insumos necessários para realização de cirurgias.
Destacou que a suspensão de procedimentos eletivos tem por objetivo garantir que haja soro e insumos necessários para atender os procedimentos de urgência .