Idec cobra soluções do INSS e CNPS contra fraudes do crédito consignado durante a pandemia
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor notificou na quinta-feira (17) o INSS e o Conselho Nacional de Previdência Social pelas fraudes e abusos no sistema de crédito consignado.
O INSS, diz o Idec, terá prazo de dez dias para disponibilizar mais informações ao beneficiário.
Entre as exigências, estão o aprimoramento de informações disponíveis no aplicativo Meu INSS e a melhora nos mecanismos de acesso e solução às reclamações, em especial, pelo canal 135.
No ofício, o órgão de defesa ao consumidor diz ainda que é de competência das instituições financeiras regrar o crédito consignado e chama atenção, entre outros pontos, para a ausência de mecanismos de prevenção de fraude.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, as queixas vão desde empréstimos não autorizados, cobrança por produtos que não foram contratados, descontos indevidos na folha de pagamento, entre outros.
Em Panambi e região as fraudes também são constantes fazendo vítimas aposentados urbanos e rurais. Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais através da Fetag decidiram ingressar na justiça contra o INSS para sustar imediatamente empréstimos consignados feitos sem autorização do aposentado e que sejam investigadas responsabilidades.
Aposentados rurais de Panambi foram surpreendidos com o aparecimento em suas contas, valores que variam de R$ 15 mil ,R$ 16 mil e um caso de R$ 17 mil sem terem acessado o empréstimo consignado. Através de ação na justiça os sindicatos querem sustar estes empréstimos e solicitar medidas de proteção nos benefícios dos aposentados