IPVA 2023 terá aumento médio de quase 10% no RS
O valor a ser pago de IPVA no Rio Grande do Sul terá um aumento médio de 9,98% para 2023. O percentual é definido pela tabela Fipe, que traz as médias a partir dos preços registrados no mercado. O reajuste fica acima da inflação, que está em +6,85%, mas bem abaixo do ano passado, quando o imposto teve alta média de 22,33%, impactada pela disparada nos preços do carros novos, que puxou os dos usados.
Não haverá á alteração nas alíquotas de IPVA. Elas seguem as mesmas, mas serão aplicadas em cima de valores maiores. Na prática, claro, aumenta o valor final a ser pago Para carros, aplica-se uma alíquota de 3%; para motocicletas, 2%; e para caminhões e ônibus, 1%.
O calendário de pagamento do IPVA ainda não está definido. A Receita Estadual e a Secretaria Estadual da Fazendo divulgam ao longo de novembro. No ano passado, os descontos foram bem atrativos, até para amenizar o reajuste provocado pela tabela Fipe. Juntando todos os benefícios, o abatimento chegava a 34,63%.
Proprietários de veículos emplacados no Rio Grande do Sul, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e que solicitam a inclusão do CPF na nota fiscal podem obter desconto do Bom Cidadão no pagamento do IPVA 2023. A soma se encerra no dia 31 de outubro. Quem tiver 150 notas fiscais com CPF ou mais garante 5%, além de outros percentuais que variam conforme a quantidade.