Junho terá temperatura e chuva dentro da média no RS
O mês de junho deverá seguir o padrão esperado para o primeiro mês de inverno, marcado para iniciar no dia 21: temperaturas dentro da média, nevoeiros e chuva regular. Geadas e temperaturas negativas devem ficar para o mês de julho. Já a chuva ficará dentro da média climatológica esperada para junho.
Já a temperatura média histórica do Rio Grande do Sul durante o mês de junho fica entre 12°C e 14°C. Segundo a professora de meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Eliana Klering, neste ano, a maioria das regiões do Estado terão temperaturas dentro do esperado, diferentemente de 2022.
Quanto a geadas e temperaturas negativas, Eliana garante que não há com o que se preocupar. Esses marcos do inverno gaúcho serão mais presentes nos meses de julho e agosto. Isso não significa, porém, que não fará frio no Rio Grande do Sul. A temperatura pode diminuir consideravelmente durante a passagem de algumas frentes frias.
El Niño
O fenômeno climático El Niño tem grande probabilidade de começar neste inverno e trazer chuvas intensas e calor para o Rio Grande do Sul a partir da primavera. O fenômeno é caracterizado por semanas de temperaturas a 0,5°C acima da média para o Oceano Pacífico equatorial, enquanto o La Niña, que vigorou nos últimos três anos e causou estiagem no RS, é -0,5°C abaixo desse índice.
O meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que a formação do El Niño pode trazer eventos de frio intenso para o final do mês de junho e para o mês de julho. Já para agosto, o fenômeno deve trazer muita chuva para o Rio Grande do Sul.
— Entre agosto e setembro, fará calor e, entre outubro e novembro, pode voltar a esfriar. A chuva deve permanecer no Estado durante os meses de agosto, setembro e outubro — pontua.
Para Panambi, os prognósticos são de tempo bom até a próxima sexta-feira (09). A temperatura deve variar entre mínimas de 10ºC e máximas chegando a 26ºC.
O tempo deve mudar no próximo sábado dia 10 com a chegada de uma frente fria que trará chuva com a instabilidade do tempo permanecendo até a segunda-feira (12). O acumulado de precipitações é de 35 mm. A temperatura entre o domingo dia 11 e segunda-feira dia 12 deve cair com mínimas de 9ºC e máximas ficando em 12ºC.
Fonte: GZH/Rádio Sulbrasileira