Lula recebe faixa presidencial de membros da sociedade civil e discursa para público: ‘Um dos dias mais felizes da minha vida’
Essa é a primeira vez em quase 40 anos que um representante eleito não recebe a faixa de seu antecessor; Jair Bolsonaro deixou o país dias antes da posse.
A faixa presidencial foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por representantes do povo brasileiro, neste domingo, 1º. Ele seguiu para o Palácio do Planalto no Rolls Royce presidencial após ser empossado no Congresso Nacional e subiu a rampa de mãos dadas com figuras que representam grupos comumente marginalizados da população brasileira, sendo uma criança negra, um indígena, uma pessoa com deficiência e uma mulher, além de militantes de movimentos sociais. Uma catadora de lixo, um metalúrgico e uma cozinheira estavam entre o grupo. Acompanhando o cortejo, estavam seu vice, Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja Lula da Silva e Lu Alckmin, esposa do vice-presidente. A cadela do casal presidencial, Resistência, também esteve presente. Momentos antes, o trompetista Fabiano Leitão, militante do Partido dos Trabalhadores (PT), entoou a versão instrumental do hino “Olê, olê, olá, Lula, Lula”. Após subirem as rampas, os membros da sociedade civil passaram a faixa para Lula, que recebeu abraços emocionados de todos. Janja e Lula choraram de emoção durante a cerimônia. O Hino Nacional foi tocado após o recebimento do ornamento. Após receber a faixa, Lula irá discursou para os 40 mil apoiadores que acompanham a posse na Praça dos Três Poderes. Ele saudou os que estavam presentes e agradeceu o carinho da população. O presidente classificou este como um dos dias mais felizes de sua vida.
Jovem Pan