Mãe e três filhos morrem por intoxicação em casa; pai e outras duas crianças estão internadas em estado grave
Uma tragédia abalou a cidade de Vacaria, na Serra gaúcha na manhã deste domingo. Quatro pessoas da mesma família morreram após um incidente provocado provavelmente por um gerador de energia.
Moradores da rua Noel Rosa, no bairro Vitória, acionaram as equipes de segurança pública ao descobrirem uma família de sete pessoas desacordadas em uma residência.
Vizinhos acionaram as equipes de segurança pública por volta das 8h30 ao descobrirem a família de sete pessoas desacordada na residência.
Cíntia de Moraes Costa de 36 anos, e suas filhas Samara Costa, três anos, Cintia Maria Costa, 11, e Ana Júlia Costa, 15, foram as vitimas fatais de acidente que aconteceu dentro da moradia da família.
O companheiro de Cíntia, de 31 anos, e mais dois filhos, Vitória Costa, sete anos, e Elias Costa, 11 anos permanecem em estado grave .
Elias Costa, de 11 anos foi transferido para Santa Maria no final da tarde, para receber assistência especializada em um hospital local.
Vitória Costa, de sete anos, outra das irmãs que sobreviveu, também deverá ser transferida para outro hospital nesta segunda-feira, 11 de março. O companheiro de Cíntia segue na UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. A mãe e as três filhas devem ser veladas nesta segunda-feira, após liberação da perícia.
A perícia de Caxias do Sul esteve no local e considera a provável causa das mortes uma intoxicação causada pelo gás emitido por um gerador de energia movido a combustível.
Segundo moradores próximos, normalmente o equipamento ficava do lado de fora da residência. Contudo, naquela noite foi colocado dentro de casa.
Os oficiais da Brigada Militar que atenderam a ocorrência também acabaram por inalar o gás que estava dentro da casa. A residência ficava bem próximo a um batalhão da BM, logo os oficiais foram os primeiros a chegarem no local. Após o atendimento, alguns oficias relataram alguns sintomas leves e bem comuns quando se inala o monóxido de carbono, e por isso receberam um atendimento. Os atendidos ficarão em observação por cerca de 48 horas até poderem retornar ao serviço.
O coronel do Comando Regional da Serra, Luis Fernando Becker, disse que a família era bastante humilde, e por viver em uma situação irregular, não havia energia elétrica na casa, sendo assim, a comunidade acabou doando o gerador para as vítimas. “Conversando com os policiais que atenderam a ocorrência de imediato, eles entraram em desespero por tentarem ajudar essa família com aquelas crianças. Nesses momentos se utilizam de todos os recursos necessários, e os militares que já estavam de saída do batalhão usaram até mesmo um veículo particular para levar essas crianças para o hospital para tentar salvar a vida delas. Algo que chocou demais a comunidade, e para esses policiais, foi muito difícil atender a essa tragédia em Vacaria”, revela o coronel Becker.
Fontes e Fotos: Portal Leouve/ Serranonossa
Redação: Emissora Sulbrasileira