Mais de 500 doses de vacinas foram aplicadas no Dia D em Panambi
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através das Coordenadorias de Atenção Primária em Saúde e Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realizou no sábado (21), o dia “D” de Multivacinação para crianças e adolescentes até os 15 anos. Estiveram atendendo das 8h às 16h as ESF’s Alves Klasener, Alto Paraíso, Arco-Íris, Centro, Doze de Outubro, Esperança, Interior, Piratini e Zona Norte.
A iniciativa foi lançada em 14 de outubro pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, juntamente com as Secretarias Municipais e teve como principal objetivo oportunizar a atualização da caderneta de vacinação de crianças até adolescentes até os 15 anos de idade.
O cenário atual de baixas coberturas vacinais favorece o retorno de doenças que já haviam sido eliminadas no país, como o sarampo, além do risco alto da reintrodução da poliomielite, por isso foi importante que os pais ou responsáveis pelas crianças levassem a caderneta de vacinação da criança ou adolescente, para que no momento da vacinação, um profissional efetuasse a avaliação da necessidade de quais vacinas deveriam ser aplicadas.
Além das vacinas rotineiras, também foram oportunizadas vacinas contra a Covid-19, sendo que foram administradas 18 doses de reforço e 1 dose D2 e 3 doses D1, totalizando 22 doses. Cabe ressaltar ainda, que nesta semana a campanha de Multivacinação continua, sendo que amanhã dia 25 as vacinas estarão disponíveis nas ESF’s Dário I. Franke (Interior) e Alves Klasener e no dia 26 também deste mês de outubro nas ESF’s Dr. Enrique Liebercknecht (Centro) e Mario Gressler (Piratini). Esta unidades terão horário estendido nestes dias supramencionados, sendo das 17h às 20h.
Conforme os Gestores Municipais, Prefeito Daniel Hinnah e Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros, agradecem as equipes envolvidas e protagonistas da Campanha de Multivacinação e destacam que a Municipalidade está fazendo a sua parte em disponibilizar as vacinas em horários diferenciados, para assim viabilizar o acesso as unidades de saúde, porém, cabe aos pais e responsáveis fazerem a sua parte. Por fim, informam ainda os representantes do Poder Executivo que até o final desta gestão todas as ESF’s deverão ter Sala de Vacinas.