MDS promove comunicação sobre Averiguação e Revisão Cadastral
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) está promovendo, ações de comunicação direcionadas aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social que se encontram em processos de Averiguação e Revisão Cadastral referentes a 2023 e 2024.
A Revisão Cadastral abrange as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos. Já a Averiguação Cadastral verifica as famílias que apresentam algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício, ou de composição familiar. Uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da sua situação.
As ações buscam informar os beneficiários sobre a necessidade da atualização cadastral para evitar a suspensão do BPC. As famílias que estão na Ação de Qualificação Cadastral devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do Cadastro Único para atualizar seus dados. Em alguns casos, a atualização é realizada em domicílio.
A Coordenadora do Cadastro Único em Panambi, Débora Eggers informou que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), estão enviando mensagem para mobilizar os beneficiários do BPC a atualizarem seus cadastros.
Ela orienta os beneficiários para que não cliquem em nenhum link duvidoso e se receberem o comunicado entrem em contato com o CRAS ou com o CadÚnico.