Mulher que havia solicitado medidas protetivas é vítima de feminicídio em Novo Barreiro
Um crime de feminicídio foi registrado na Linha Jogareta, interior da Cidade de Novo Barreiro.
Segundo informações recebidas pela Policia Civil de Palmeira das Missões, a vítima MARLEI DE FATIMA FROELICK, com 57 anos de idade, foi atingida por disparo de arma de fogo desferido por seu companheiro.
Apurou-se, preliminarmente, que a vítima, juntamente com familiares, estava se deslocando para sua propriedade e, no momento em que desceu do veículo para abrir o portão da propriedade, foi surpreendida pelo agressor que estava escondido em uma mata próxima.
O agressor, que não tem antecedentes policiais, está hospitalizado, com lesões de faca e de disparo de arma de fogo. Segundo informações preliminares do médico, será encaminhado à UTI e permanecerá internado.
No dia 12 de janeiro de 2026, a vítima MARLEI DE FÁTIMA registrou ocorrência policial e solicitou encaminhamento de medidas protetivas de urgência ao Poder Judiciário, as quais, inicialmente foram indeferidas. Ainda, houve recurso do Ministério Público e decisão do Tribunal de Justiça concedendo, na data de ontem (28/01), a medida postulada, sendo que o agressor não havia sido intimado.
A Polícia Civil permanece realizando diligências para a completa elucidação da dinâmica dos fatos.
Este é o 11º feminicídio em 2026, o que representa um caso a cada dois dias e meio.
O ano de 2025 terminou com 80 feminicídios consumados e 264 tentativas no Rio Grande do Sul. Dessas vítimas, somente 5% tinham medida protetiva de urgência e 75% não tinha qualquer registro contra o agressor.
Diferente do caso ocorrido em Novo Barreiro, a maior parte dos investigados como autores das mortes de 2026 já tinha algum tipo de antecedente criminal. Ao menos oito deles acumulam passagens pela polícia, por crimes como ameaça, lesão corporal e tráfico de drogas, entre outros.
Fonte: Polícia Civil / GZH
