Município de Caibaté proíbe eventos com aglomeração para conter onda de covid-19
O aumento nos casos de covid-19 em Caibaté, município de 4,7 mil habitantes fez com que a prefeitura decretasse a suspensão de todos os eventos com aglomeração na cidade nos próximos 15 dias. O prazo pode ser estendido se os casos da doença seguirem aumentando.
A validade do decreto nº 4566/2024, assinado pelo prefeito Amauri Pires da Silva (PP), vai até 21 de março. O município registra 80 casos de covid-19 e não tem mais testes para monitorar o avanço do vírus. Alguns exemplos de eventos cancelados foram uma romaria e um evento do Dia das Mulheres, marcados para essa semana.
Segundo o prefeito, a proibição é da realização de eventos públicos e oficiais. A programação de festas e reuniões familiares, por exemplo, pode acontecer. Contudo, Silva reitera que conta com o bom senso da população.
— As pessoas receberam a decisão com muita tranquilidades, têm tomado atitudes para evitar aglomerações. Temos uma preocupação com as escolas, evitar que as pessoas precisem fechar suas empresas no futuro, elas entenderam que é certo não aglomerar agora para evitar fechamentos depois disse o prefeito Amauri
.
O Ministério da Saúde informou que voltará a enviar as testagens a partir do fim de março. Enquanto isso, a ideia é buscar testes na rede privada para monitorar os casos e acompanhar os atendimentos nas unidades de saúde. O município também alerta para a dengue, doença predominante no noroeste gaúcho, apesar de ter apenas dois casos confirmados.
— A gente precisa que as pessoas também façam a sua parte. Não é só o poder público, nós estamos fazendo esses decretos, que é um das ações do município. Fizemos ações, também, com a questão da dengue, de limpeza, conscientização das pessoas — disse o prefeito.
Após o prazo, o município deve reavaliar a necessidade de estender a proibição dependendo dos índices do vírus que causou a pandemia em 2020 e 2021.
Fonte: GZH
Redação: Emissora Sulbrasileira