Na tarde de quinta-feira (9), por solicitação da equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi incluída na pauta da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), a discussão e deliberação sobre a habilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Adir Luiz Bottega, porte I, localizada na Avenida Assunção, nº 117 no bairro Arco-Íris.

Conforme informação do Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros, participaram da reunião da CIR, além do próprio Secretário, as servidoras enfermeira Lara Dinis da Rosa Marques, Secretária Adjunta de Saúde e a enfermeira Bruna Bender Companhoni Machado, Coordenadora de Urgência e Emergência da SMS.

A deliberação da reunião foi pela habilitação da UPA de Panambi, conforme Deliberação nº 02/2023 de 9 de fevereiro de 2023, emitida pela 13ª Região de Saúde e 17º CRS.

A CIR trata-se de um colegiado formado pelos Secretários Municipais de Saúde dos 20 municípios que compõem a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), além da Apoiadora do COSEMS, Sra. Cleonice Poletto e integrantes da 17ª CRS, tendo na coordenação a Sra. Janaína da Silva e como Secretária Executiva a Sra. Joana P. Bellé.

Segundo o gestor da Saúde, Romário Heitor, o próximo passo para que a Administração Municipal receba os recursos de custeio da UPA 24H, tanto a nível Estadual como Federal é ser deliberado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), colegiado responsável pela pactuação e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo as Comissões Intergestores Bipartite (CIB), no âmbito dos estados, vinculadas às Secretarias Estaduais de Saúde para efeitos administrativos e operacionais.

O Prefeito Daniel Hinnah por sua vez, reconhece o empenho e dedicação da equipe gestora da SMS no que tange a todas as providências tomadas no sentido de habilitar a UPA 24H Adir Luiz Bottega, pois a mesma representa uma grande conquista na área da saúde municipal, sendo um serviço de urgência e emergência imprescindível para a comunidade panambiense.