Novas vítimas de golpes em Panambi
O coordenador do PROCON de Panambi, Celio de Moura Martins contatado pela Redação da Sulbrasileira informou que seguem sendo registradas ocorrências de golpes bancários envolvendo o chamado “falso atendente”, em que golpistas se passam por representantes de bancos ou instituições financeiras, induzindo consumidores ao erro.
Segundo registros recentes, os prejuízos ultrapassam a cifra de R$ 40 mil.
Em um dos casos, a vítima conseguiu recuperar 50% do valor perdido, graças à ação imediata após a identificação do golpe.
De acordo com o coordenador do PROCON, Celio de Moura Martins, a vítima informou que recebeu contato, onde o interlocutor disse ser funcionário de atendimento bancário, alertando sobre um suposto débito programado. Ao questionar, o estelionatário induziu a vítima a compartilhar a tela de seu celular e fornecer senha. Acreditando que realmente se tratava de um funcionário do banco, o panambiense que é aposentado realizou os procedimentos solicitados. Posteriormente constatou que foram realizadas transferências de sua conta via PIX totalizando R$ 44 mil.
Um familiar tão logo tomou conhecimento do golpe, acionou imediatamente o Banco Central e conseguiu a restituição de R$ 22 mil.
O coordenador do Procon reforça que dados bancários jamais devem ser repassados em conversas por WhatsApp ou ligações telefônicas, independentemente da alegada urgência ou justificativa apresentada.
– Em caso de suspeita ou constatação do golpe, o consumidor deve adotar as seguintes providências:
– Registrar um Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial;
– Dirigir-se ao Procon de Panambi para orientação e apoio;
– Formalizar a reclamação no Banco Central do Brasil, por meio do serviço Fale Conosco no site oficial, pelo telefone 145, pela plataforma Fala.BR ou ainda via correspondência.
Celio Moura Martins orienta os consumidores a redobrar a atenção, desconfiar de contatos suspeitos e buscar sempre os canais oficiais das instituições financeiras.