Novo golpe manda mensagem em nome dos Correios cobrando taxa para retirada de encomendas

Um novo golpe vem lesando brasileiros que realizam compras internacionais. Criminosos enviam mensagens via SMS para o consumidor, em nome dos Correios, alegando que a encomenda está retida na alfândega e precisa do pagamento de uma “taxa” para ser liberada. 

Ao realizar o saldo, hospedado em uma página falsa, o comprador se torna vítima do chamado “Golpe do SMS dos Correios”.

Como saber se é golpe ou não?

Segundo os Correios, caso a pessoa esteja em dúvida se a mensagem é verdadeira ou falsa, basta acessar a página inicial do site oficial da estatal, pelo link correios.com.br, e informar o código de rastreamento da encomenda.

Esse código é informado pela plataforma na qual a venda do produto foi efetuada. 

Ainda não se sabe como os golpistas conseguem o telefone dos compradores para enviar as mensagens.

Como funciona o golpe

  • O consumidor recebe um SMS em nome dos Correios, informando que uma encomenda feita por ele foi taxada ou até mesmo barrada pela fiscalização alfandegária.
  • A mensagem exibe um link para que o comprador efetue um pagamento para, supostamente, liberar o item.
  • Esse link redireciona o consumidor para um site falso, idêntico ao dos Correios, mas com endereço diferente ao portal oficial da estatal. 
  • Em seguida, são requeridas as informações pessoais da vítima para a efetivação do pagamento. A “taxa” precisa ser paga via Pix.
  • Na página de rastreamento falsa, o número de rastreio exibido normalmente aparece como NC 297 741 365 BR.
  • Usuários relatam que o link falso também apresenta problema nas abas “ouvidoria”, “central de atendimento” e “registro de manifestações”, que encaminham o consumidor à página inicial.

Fonte : GZH