Ocorrências policiais na região
Alerta para Golpe
O Golpe do Falso Advogado que já teme ocorrências registradas em Panambi volta a ser denunciado na região.
Um moradora de Santo Ângelo procurou a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registrar uma ocorrência de tentativa de estelionato. Conforme o boletim, ela recebeu uma mensagem pelo WhatsApp de um número desconhecido, cujo interlocutor se apresentou como advogado e informou sobre um suposto valor de um processo judicial. Na sequência, a vítima foi direcionada a uma chamada de vídeo com outro indivíduo, que se identificou como auditor de um banco. Durante a conversa, ele pediu a confirmação de dados pessoais e o compartilhamento de tela do aplicativo bancário, afirmando que seria necessário para liberar o pagamento. Logo depois, o suposto auditor enviou um link, solicitando que a vítima clicasse para concluir o procedimento. Ao acessar, ela percebeu que se tratava de uma tentativa de transferência via PIX e não efetuou a operação. Desconfiada, a mulher entrou em contato com o verdadeiro profissional mencionado, que confirmou se tratar de um golpe. Ela não sofreu prejuízo financeiro e registrou o caso na DPPA apenas para fins de comunicação. O fato foi classificado como tentativa de estelionato.
DECRAB de Cruz Alta e SEAPI/RS realizam ação conjunta em propriedade rural de Santa Bárbara do Sul
Ontem, terça-feira, 21 de outubro, a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Cruz Alta, em apoio à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (SEAPI/RS), realizou uma ação de fiscalização em uma propriedade rural, na localidade de Fazenda Itaíba, interior de Santa Bárbara do Sul, após denúncia de descumprimento do vazio sanitário da soja.
O descumprimento do vazio sanitário da soja é o ato de cultivar ou manter plantas vivas de soja durante o período obrigatório de ausência de plantio, que tem como objetivo controlar pragas como a ferrugem asiática. Essa prática pode resultar em multas, interdição da área e prejuízos para o produtor, além de comprometer a próxima safra ao manter o fungo viável. O vazio sanitário da soja é uma medida essencial para o controle da ferrugem asiática, uma das principais pragas que ameaçam a cultura. O respeito a esse período é fundamental para preservar a sanidade das lavouras e garantir a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva da soja, que representa uma das principais bases da economia gaúcha.
Durante a inspeção, foram constatadas áreas de plantio fora de época, totalizando aproximadamente 200 hectares, o que resultou na lavratura de autos de infração. Também foram identificadas irregularidades no uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas, incluindo produtos com uso proibido. O produtor autuado terá prazo legal para apresentar defesa junto à Defesa Agropecuária Estadual.
As autuações aplicadas, caso não sanadas e /ou justificadas no tempo predeterminado podem chegar a 200 mil reais.
Fonte: DECRAB/Polícia Civil
Operação “Contra Malum” prende duas pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na região Noroeste
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã de 21 de outubro de 2025, a Operação “Contra Malum”, com foco na repressão ao tráfico de entorpecentes na região Noroeste do Estado. A ação foi desenvolvida de forma conjunta pelas Delegacias de Polícia de Frederico Westphalen e de Palmeira das Missões, após investigação que identificou a atuação coordenada de um grupo criminoso nos dois municípios.
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão — três em Palmeira das Missões e dois em Frederico Westphalen — além de um mandado de prisão preventiva. Durante as diligências, foram presas duas pessoas, uma delas em decorrência de prisão preventiva e autuação em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A segunda prisão ocorreu em flagrante, também por envolvimento direto nas práticas criminosas investigadas.
Em Palmeira das Missões, foram apreendidos sete estojos de munição e uma balança de precisão. Já em Frederico Westphalen, foram localizadas dezenas de porções de cocaína, dinheiro em espécie, aparelhos celulares, anotações e diversos petrechos utilizados para o fracionamento e embalagem de entorpecentes.
As investigações seguem em curso, com a análise do material apreendido e a adoção de novas medidas legais cabíveis.
Fonte : Comunicação Social da 14DPRI
Prisão em Cruz Alta
Indivíduo investigado pela Polícia Civil suspeito de diversos furtos a residência na cidade de Cruz Alta durante o ano é preso preventivamente.
Na tarde da terça-feira foi dado cumprimento, no presídio de Passo Fundo, pela 1ª Delegacia de Polícia de Cruz Alta, ao mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª vara criminal da Comarca de Cruz Alta.
A ordem judicial fora expedida a pedido da 1ª delegacia de polícia de Cruz Alta que investigou os fatos e representou pela prisão do suspeito.
O criminoso é suspeito de furtar várias residências de alto padrão na cidade ocasiões em que foram subtraídas joias e objeto de valor.
O indivíduo ficará a disposição da justiça e as investigações serão concluídas nos próximos dias.
Fonte: Policia Civil de Cruz Alta
