Paciente de Ijuí com bactéria contagiosa enfrenta dificuldades na busca por leito hospitalar
Uma mulher de 43 anos, moradora em Ijuí vive um verdadeiro desafio em sua jornada de tratamento desde que foi diagnosticada com uma bactéria contagiosa na bexiga há três meses. As dores incessantes e a necessidade de isolamento colocam sua saúde em risco, enquanto enfrenta obstáculos para conseguir o atendimento adequado.
Após buscar auxílio na unidade de saúde do bairro em Ijuí, a mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permaneceu internada por uma semana. No entanto, de acordo com a paciente, o Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) não tem vaga para transferência. Na UPA, os médicos informaram que o combate à bactéria requer o uso de dois medicamentos que só podem ser aplicados em unidade hospitalar.
Em nota, o HCI esclareceu que a transferência não foi possível devido à falta absoluta de leito de isolamento disponível na instituição, que atualmente opera com ocupação máxima. O hospital ressaltou que a responsabilidade de encaminhar a paciente para um leito isolado é do governo do estado, uma vez que os hospitais de Ijuí não possuem leitos disponíveis.
Fonte: Rádio Progressso
Redação: Sulbrasileira