Panambi foi um dos alvos da Operação Família realizada pela Draco de Cruz Alta
A Polícia Civil/RS, por meio da DRACO de Cruz Alta, na manhã desta sexta-feira (12/05/23), após 7 meses de investigação, deflagrou a Operação Família dando cumprimento a 18 mandados de busca e apreensão domiciliar e 11 mandados de prisão nas cidades de Cruz Alta e Panambi.
A investigação apura atividades de traficância vinculadas a uma liderança do crime organizado e recolhido ao Presídio Estadual de Cruz Alta-RS, com vinculação a ORCRIM “Os Manos”. O apenado atua criando redes de trabalho, todas voltadas para o tráfico de drogas, recrutando familiares (principalmente um irmão) e outras pessoas que ficavam com atribuições específicas na traficância. Uma célula ocultava, distribuía e recolhia valores arrecadados com o intento criminoso, enquanto outras eram responsáveis pelas vendas direta ao consumidor (famosas “boca de fumo”) e, ainda, indivíduos que tinham a função realizar os depósitos em dinheiro em contas bancárias diversas. Neste contexto, somente uma das células movimentava cerca de R$ 30.000 (trinta mil reais) por semana, sendo tudo fiscalizado pelo próprio líder recolhido ao sistema prisional.
A operação contou com 90 agentes policiais, distribuídos em 22 viaturas das regiões de Cruz Alta, Panambi, Soledade, Carazinho, Palmeira das Missões, Santa Maria e Ijuí, além de uma viatura composta por três cães farejadores do Canil do 2° BPChoque da Brigada Militar de Santa Maria. Foram cumpridas 11 prisões preventivas , 02 prisões em flagrante e 21 MBAs, também foram apreendidos 12 aparelhos de telefones celulares, certa quantidade de entorpecentes (crack e haxixe), anotações e documentos diversos com relação a traficância, 02 pistolas, 01 revólver, 01 carabina e a quantia aproximada de R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais).
Ocorrências em elaboração, sendo que a investigação prossegue para identificar e responsabilizar demais envolvidos.