Panambi iniciou a instalação da estação de monitoramento hidrometeorológico
Panambi recebeu uma estação hidrometeorológica. Ela começou a ser instalada no Rio Fiúza, na ponte que liga as avenidas Sete de Setembro e Presidente Kennedy, conhecida como ponte do Cachorrão do Alemão. O local passou por uma avaliação de uma equipe especializada da Defesa Civil do Estado em maio.
De acordo com o Tenente Sérgio Barreto, Coordenador da Defesa Civil de Panambi, no último sábado (18) a equipe que havia instalado as bases no mês de agosto, retornou à cidade para finalizar a colocação dos equipamentos.
Destaca que, no momento , falta apenas a finalização do ligamento e a aferição dos equipamentos para que possa entrar em operação. Barreto acrescentou que, por exigência dos técnicos que mapearam o local, foi determinado que, para melhor qualidade e transmissão de sinal, é preciso fazer uma abertura que afetará cortes de árvores ao redor. Para isso, foi preciso aguardar o laudo ambiental com a licença para que as podas e cortes sejam realizados. Para o coordenador, Panambi ganha com a instalação desta estação, que trará dados e medidas, fortalecendo as condições de prevenção e preparação a desastres hidrológicos em tempo real, que antecedem até com uma medição de milímetros de chuva.
As previsões são de que, até o final de dezembro de 2025, o equipamento deverá entrar em operação. Os investimentos estão sendo custeados pelo Governo Estadual, que destinou R$ 47 milhões, com 130 estações que vão monitorar 24 bacias hidrográficas no RS. A coordenação e execução desse projeto estão sendo acompanhadas pela Defesa Civil gaúcha. Serão 113 estações hidrometeorológicas, com sensores de nível e precipitação.
