Panambi recebe 114 doses da vacina bivalente contra o coronavírus
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou ontem a distribuição das 32,4 mil doses de vacina bivalentes contra a covid-19. Já na próxima semana, em data a ser confirmada, a imunização começará no Estado com foco nos idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI).
As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para fazer essa dose, a pessoa precisa ter concluído, ao menos, o esquema primário da vacinação covid-19, composta pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.
A distribuição desse primeiro lote foi realizada conforme o levantamento prévio junto aos formulários de controle de vacinados verificado pelas coordenadorias regionais. Essa remessa de 32,4 mil doses foi repartida entre 184 municípios do Estado que atenderam esse critério. As demais cidades estarão beneficiadas nos próximos repasses.
Essa primeira etapa nas ILPIs será uma antecipação do que o Ministério da Saúde definiu como Fase 1, que inclui pessoas de 70 anos ou mais, imunocomprometidos e comunidades indígenas. Esses, deverão ser atendidos conforme a chegada de novas remessas com a imunização sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde.
O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.
Na área da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde com Sede em Ijui, dos 20 municípios, apenas seis vão receber as doses nesta primeira etapa.
Os municípios beneficiados São:
Ijuí com 222 doses;
Panambi com 114;
Crissiumal 96;
Ajuricaba 24;
Jóia com 18;
Sede Nova receberá 18 doses.