Panambi registra casos suspeitos de norovírus

Panambi registra casos suspeitos de Norovírus de acordo com a secretária adjunta da Saúde, enfermeira Lara Marques, ao participar do Programa Café da Tarde de ontem de ontem na Sulbrasileira. Lara informou que nos últimos dias houve grande procura por atendimento médico de pessoas que apresentavam os sintomas de diarreia, vômito, náusea e dor abdominal.

O Norovírus afeta com frequência indivíduos adultos e é transmitido de pessoa para pessoa com facilidade.

Ele é capaz de permanecer em objetos e superfícies tocadas pela pessoa infectada.

A secretaria adjunta da Saúde de Panambi informou que vários testes foram coletados de pacientes que apresentavam os sintomas e foram encaminhados ao Laboratório Central do Estado e aguardam-se agora os resultados.

Lara Marques explicou que no geral, os sintomas aparecem entre 1 e 2 dias depois da exposição ao vírus, mas podem ocorrer até no mesmo dia.

Além da diarreia, vômitos e dor estomacal, algumas pessoas podem apresentar um quadro febril com calafrios, dor de cabeça e cansaço.

Ainda não existe vacina para esse vírus.

Cita que, a melhor forma de evitar a infecção por esse vírus é lavar as mãos antes e após ir ao banheiro e antes de manipular os alimentos (frutas e verduras), desinfectar objetos e superfícies que estão potencialmente infectadas, assim como evitar compartilhar toalhas e evitar consumir alimentos crus e não lavados. Além disso, se em contato com a pessoa infectada, evitar colocá-las na boca, nariz ou olhos, pois correspondem à porta de entrada do vírus.