Panambi vira capital da Pós-Colheita de Grãos

O plenário do Senado aprovou, em 18 de julho, o projeto que confere ao município de Panambi o título de “Capital Nacional da Pós-Colheita de Grãos”

Panambi possui a maior concentração de indústrias fabricantes de equipamentos para recebimento, beneficiamento e armazenagem de grãos do Brasil. As empresas fabricam e montam equipamentos para atender diversas regiões agrícolas do Brasil e de outros países da América Latina.

A proposta teve autoria e relatoria gaúchas. Ela foi apresentada em 2018 pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), e relatada no Senado por Hamilton Mourão (Republicanos-RS), na Comissão de Educação e Cultura.

Na sessão que aprovou o projeto, Mourão destacou o perfil o perfil industrial do município no seu parecer afirmando que o pioneirismo de Panambi no processo de mecanização agrícola transformou o local em um polo de avançada tecnologia para o setor no Brasil.

Segundo Mourão, devido às características do município gaúcho de cerca de 43 mil habitantes e alto índice de alfabetização, o campus do Instituto Federal Farroupilha de Panambi (IFFar) passou a oferecer o curso de Tecnólogo em Pós-Colheita. O senador afirmou ainda que cerca de 60% dos grãos colhidos no Brasil são tratados na pós-colheita em máquinas produzidas em uma das mais de cem empresas do polo industrial da cidade

 O pioneirismo no processo de mecanização agrícola no país, associado ao alto índice de alfabetização e ao empenho dos empresários em investir sistematicamente em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos para beneficiar e armazenar grãos, transformou Panambi num polo de avançada tecnologia para o setor”, afirmou Mourão no documento.

O texto agora segue para sanção presidencial.

Fonte: CNN