Panambiense é vítima de estelionato
Morador de Panambi visualizou uma propaganda de um investimento Pix, pela rede social de um amigo. Ficou interessado e perguntou se era confiável a oferta recebendo como resposta que era altamente lucrativo.
Acreditando que o contato era com o seu amigo decidiu investir, sendo solicitado o número de seu aplicativo de mensagem para então repassar para o gerente da plataforma de investimento. Posteriormente, o panambiense m recebeu uma ligação por meio de uma chamada de áudio, no qual se identificou uma pessoa que repassou as instruções quanto ao investimento. Recebeu garantias que o investimento daria um retorno financeiro imediato de duas vezes o valor aplicado.
Fez duas aplicações via PIX para contas distintas e realmente quando foi conferir o saldo constatou que havia sido depositado um determinado valor.
Mais tarde recebeu nova chamada de áudio com a informação de que para finalizar o investimento, seria através de duas etapas. Solicitaram para a vítima fornecer códigos que iriam aparecer tela do seu celular, os quais foram fornecidos e, consequentemente, percebeu que seu aplicativo de mensagens estava sendo transferindo para outro aparelho. Nisso indagou o suspeito do problema, tendo alegado para a vítima que era para não desligar o telefone que iria demorar alguns minutos até concluir o procedimento. Após isso percebeu que havia hackeado a conta do aplicativo, bem como de suas redes sociais. Contatou com o amigo, e foi informado que seu aplicativo também havia sido hackeado. Foi orientado a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia.