Panambiense é vitima de tentativa de golpe

Ele informou à Redação da Sulbrasileira que recebeu ligação telefônica com o mesmo número do banco onde ele tem conta corrente e poupança.

O número que apareceu no celular era o do Call Center, que ele tinha na própria agenda do telefone como sendo de seu banco.

O golpista perguntou se ele tinha feito compras e pagamentos de boletos e PIX. Diante da negativa ele foi informado que para cancelar as despesas e ter o dinheiro ressarcido teria que transferir para outra conta corrente o mesmo valor.

O Golpista solicitou que caso a vítima reconheça ter feito as compras deveria digitar o número 1 e o banco liberaria a sua compra. Caso não reconhecesse deveria digitar 2 e falar imediatamente com um dos atendentes.

O panambiense discou o número 2.

Outro golpista atendeu e perguntou se fez a compra, o que foi negado pela vítima.

Imediatamente o golpista informou que iria fazer o cancelamento, mas pediu que informasse a senha.

O panambiense desconfiou se tratar de golpe e imediatamente interrompeu o contato e informou ao banco sobre a situação.

Especialistas em crimes cibernéticos alertam que as quadrilhas usam aplicativos para imitar o número de telefones dos bancos.

“Estes números que as pessoas recebem ligações são os números idênticos dos bancos, mas, são falseados por meio de programas e sistemas que permitem que seja alterado o identificador (ID) do originador de chamada, colocando inclusive o número de uma instituição financeira”.

Recomendam cuidados aos clientes dos bancos e sugerem que qualquer devida seja esclarecida no próprio banco, sem fornecer dados através do telefone.