PC prende duas pessoas em operação que mira golpe dos nudes

A Polícia Civil (PC) do Rio Grande do Sul, com apoio da PC de Minas Gerais, deflagrou a oitava fase da Operação X-CON para combater o chamado “golpe dos nudes”. Durante a ação, duas pessoas foram presas na cidade de Montes Claros (MG), foram cumpridos três mandatos de busca e apreensão no município mineiro e foram apreendidos celulares e cartões bancários. A ação foi realizada na última sexta-feira(5/1).

O golpe consiste em uma jovem que aborda a vítima, geralmente homem, por alguma rede social ou pelo aplicativo WhatsApp, com quem começa a trocar mensagens de cunho sexual. A suposta mulher passa, então, a extorquir a vítimas, ameaçando a vazar fotos íntimas e conversas. A PC alerta que o golpe tem se sofisticado, e os criminosos utilizam outros elementos para atrair as vítimas.

No caso da investigação, os criminosos utilizaram uma rede social de relacionamentos amorosos e encontros para extorquir a vítima, ameaçando enviar conversas e fotos íntimas para amigos e familiares. A PC destaca a importância da ação, que desarticula mais uma célula do esquema criminoso e identifica mais uma maneira de execução do crime.

Em Panambi, de acordo com fonte policial, o golpe fez dezenas de vítimas nos últimos anos. A mesma fonte reconhece que muitas outras vítimas não registram ocorrência policial por constrangimento.

Texto: Ascom-PC/Sulbrasileira