Policia Civil alerta sobre casos de extorsão ocorridos em Panambi e na região

Diariamente  vítimas tem comparecido nas Delegacias de Policia de Panambi e da região para registrar que foram vítimas de golpes ou de tentativas de extorsões  de vários modus operandi praticados por estelionatários. 

Diante disso, as autoridades policiais emitem alerta para a população.

Em Santo Augusto, por exemplo, o delegado da Polícia Civil, Bruno Chaves, fez um alerta à população.

Segundo ele, pelas informações repassadas à polícia, nas situações relatadas supostos integrantes de facções criminosas entram em contato com a vítima, exigindo explicações e acusando a pessoa de estar colaborando com a polícia, o que estaria causando prejuízo às atividades criminosas do grupo. Além disso, exigem dinheiro e fazem ameaças de morte e de incendiar suas casas, caso não efetuem os depósitos solicitados.

Os contatos são realizados através de áudios no WhatsApp, nos quais é disponibilizado um número de telefone para que as vítimas retornem e se expliquem.

Nesse momento, o criminoso exige o dinheiro e, para convencer a vítima, usa informações pessoais e familiares, fazendo com que a vítima acredite que está sendo monitorada. Em um dos casos, a vítima teve prejuízo de mil reais.

Apesar de caracterizar uma espécie de golpe, já que muitas pessoas estão recebendo as mesmas mensagens, o delegado orientou que as vítimas procurem a polícia, por se tratar de um crime de extorsão, e não de estelionato, já que estão sendo ameaçadas a pagar uma quantia em dinheiro, para que algo de mal não lhe aconteça.

O delegado destaca que o mais importante é que as pessoas não respondam ao áudio ou retornem os contatos, e também não efetuem os pagamentos exigidos.

Em Panambi, de acordo com a Polícia Civil, praticamente  todo o dia comparece pelo menos uma vítima para registrar que foi vitima de golpe ou de tentativa de extorsão.

Este tipo de crime  inclusive  tem sido as principais ocorrências  registradas na DP de Panambi, de acordo com as Estatísticas Carminais divulgadas mensalmente pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.