Polícia Civil identificou que registros de roubos de cargas de soja na região eram falsos
Registros de roubos de cargas de soja eram ocorrências falsas com criminosos utilizando Delegacias de nossa região para justificar o desvio de cargas que, na maioria das vezes, foram subtraídas com a participação de motorista e ou do proprietário do caminhão transportador.
A afirmação é do delegado Carlos Beuter da DP de Condor destacando que os fatos investigados de registros de ocorrências de roubos de carga de soja registrados nas Delegacias de Polícia de Condor e de Jaboticaba foram a priori, falsamente registrados como Roubo de Carga.
Durante as investigações dos fatos verificou-se que: houve registro de Ocorrência de Roubo a Motorista de Carga, na cidade de Pejuçara, onde se narrou ter ocorrido o Roubo do Caminhão no dia 2 de setembro de 2021, no Posto de Combustível Santa Lúcia localizado na BR 158 em Condor. Também registro de roubos de cargas de soja na cidade de Sarandi 08 de Fevereiro de 2022, fato ocorrido na BR 386 em Boa Vista das Missões, fato de atribuição da DP Jaboticaba; na cidade de Palmeira das Missões dia 13 de março de 2022, e na cidade de Panambi no dia 17 de maio de 2022, informando que o fato ocorreu no Posto de Combustível Santa Lúcia localizado na BR 158 em Condor.
O delegado Beuter informou que foi identificado como Modus Operandi o carregamento de carga de soja nos estados do Mato Grosso do Sul ou Paraná, sendo que se identificou nas investigações da DP Condor que a Carga de Soja foi carregada no dia 23 de agosto de 2021 em Mavirai MS com destino ao porto de Rio Grande RS, mas na verdade foi desviada no meio de trajeto, onde as carretas semirreboque utilizadas nesse transporte foram atreladas em outro cavalo trator que as conduziu até o Porto de Paranaguá PR entregando a soja naquele porto em 25 de agosto de 2021, e após as carretas vazias foram trazidas até Pejuçara onde falsamente registraram a ocorrência de roubo afirmando que tal fato ocorreu em Condor. As demais ocorrências investigadas encontrou-se inconsistência de trajeto e período o que denota a mesma prática delitiva.
O Delegado Beuter vai detalhar sobre o trabalho de investigação da Policia Civil que chegou a esta conclusão no Programa Café da Tarde da Sulbrasileira nesta terça-feira (07) às 16h.