Polícia prende suspeito de envolvimento no assassinato do prefeito de Lajeado do Bugre

Em entrevista para a Emissora Sulbrasileira a titular da 14ª Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, Aline Dequi de Palma confirmou que o trabalho de investigação do assassinato do prefeito de Lajeado do Bugre segue e no final da tarde de ontem, um suspeito de envolvimento no assassinato do prefeito do município Roberto Maciel Santos (PP), 45 anos, conhecido como Betinho foi preso.

O homem foi detido em Palmeira das Missões município que fica a 46 quilômetros de Lajeado do Bugre. O envolvimento do homem no crime ainda é apurado pela polícia. A delegada regional Aline Dequi Palma explica que o suspeito não é o atirador, mas afirma que as investigações apontam para uma suposta ligação dele com o autor dos disparos, embora não se saiba qual. Segundo ela, o homem foi capturado durante as buscas realizadas pela Brigada Militar (BM) conduzindo um veículo roubado e portando uma espingarda calibre 12. Ele teve flagrante decreto pelo delegado  de Condor Carlos Beuter, que também  responde pela DP de Lajeado do Bugre.

Ela explica que o atirador teria chegado sozinho à prefeitura, por volta de 11h20min, já encapuzado, a bordo de um Chevrolet Prisma de cor cinza escuro. Testemunhas relataram à polícia que, na portaria, o atirador teria pedido informação sobre onde ficava o gabinete do prefeito e se ele estava presente. Depois, dirigiu-se ao local e disparou diversas vezes contra o chefe do Executivo municipal.

Um motorista do município, que não teve o nome divulgado, estava no local no momento do ataque e também foi atingido. Ele foi levado em estado grave para o Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. O vice-prefeito, Ronaldo Machado da Silva, também estava no gabinete, mas não se feriu.

De acordo com a delegada, o automóvel utilizado no crime foi encontrado durante a tarde abandonado no interior de Lajeado do Bugre com um foco de incêndio.

Delegada Aline afirmou a policia trabalha para prender o autor desse crime acrescentando que a motivação ainda está em aberto, pois o caso é muito recente e precisamos investigar.

Por parte da Brigada Militar ,o comandante do 39º BPM, tenente-coronel Paulo César da Silva Bairros, que coordena as buscas da BM, afirma que os policiais militares realizaram cerco durante a noite na região para tentar capturar o atirador.

Estamos com guarnições da força tática de Palmeira das Missões e guarnições do BPChoque de Passo Fundo realizando ações de patrulha e abordagens, mas até o momento não obtivemos êxito. Seguimos intensificando o policiamento ostensivo visando a prisão do autor do assassinato do prefeito — salienta o comandante.

Um perito criminal, um fotógrafo criminalístico e um papiloscopista do Instituto- Geral de Perícias (IGP) estiveram no local para analisar a cena do crime e recolher vestígios. O corpo do prefeito foi levado para o Posto Médico- Legal (PML) de Passo Fundo.