Policial da Brigada Militar salva bebê engasgado em Ijuí
Um policial Militar do 29º Batalhão de Polícia Militar (29º BPM) salvou um bebê que havia se engasgado. O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (23/05), em Ijuí.
As câmeras de monitoramento do 29º BPM flagraram o momento em que Pauline, mãe do pequeno Bruno, de apenas três meses, chega ao quartel da Brigada Militar.
Tudo começou quando a tia da criança ligou para o 190 pedindo ajuda e pediu uma ambulância para o seu sobrinho. Imediatamente, o soldado Marcelo orientou a senhora a permanecer na linha e a orientou a fazer a “manobra de Heimlich”, uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Porém, a mãe da criança já havia saído de casa para buscar socorro e foi orientada a ir até a Sede do 29º BPM, já que ela morava próximo e possivelmente não haveria tempo suficiente para conduzir a criança até a Unidade de Pronto Atendimento ou para outro centro clínico da cidade.
Por estar estava sozinho na Sala de Operações naquele momento, o soldado Marcelo ficou observando a câmera de videomonitoramento instalada em frente ao quartel até a mãe do bebê chegar na sede do Batalhão. O policial saiu para fora e atendeu a vítima ainda no estacionamento, realizando a manobra de Heimlich em pé ao lado do veículo.
Após a criança voltar a respirar, Marcelo trouxe o bebe até à Sala de Operações, pois o bebê ainda estava com coloração roxa. Ele solicitou uma viatura para escoltar o bebê e a mãe até o Hospital da Unimed para dar continuidade ao atendimento.
Mais tarde, a Brigada Militar foi informada por telefone que Bruno estava sendo atendido no Hospital e já estava se recuperando. A tia agradeceu o atendimento e apoio para salvar a vida do pequeno Bruno. Câmeras de monitoramento do 29º BPM captaram o exato momento do salvamento de Bruno.
Com informações do 29º Batalhão Policial Militar de Ijuí