Por unanimidade, Assembleia aprova PL que declara Panambi como a Cidade do Käsekuchen

Por 48 votos favoráveis e nenhum contrário, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na terça-feira (29), o Projeto de Lei 162/2021 que declara Panambi como a Cidade do Käsekuchen, institui o 24 de julho como o Dia do Käsekuchen e inclui a data no Calendário de Eventos do Estado. A proposição é de autoria do deputado Clair Kuhn (MDB).

“A cidade tem uma tradição de origem alemã e este prato típico, que é um bolo feito com o queijo, a ricota, é produzido há muitas gerações. Estaremos dando mais uma ferramenta para o desenvolvimento do turismo e da economia da cidade de Panambi e da região”, celebrou o deputado Clair.

Na tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar explicou que o käsekuchen é um tradicional bolo de queijo que já se apresentava naturalmente como souvenir gastronômico para aqueles que queriam levar uma “lembrança de Panambi”. O deputado Clair também fez um resgate histórico da iguaria no município.

A viabilidade como estímulo para o desenvolvimento do turismo rural e gastronômico surgiu em 2012 no diagnóstico de potencial turístico feito pela coordenadoria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). No entanto, foi a partir de 2018 que a gestão pública começou, efetivamente, um trabalho de promoção, especialmente no ramo das padarias e confeitarias, para evidenciar o prato típico.

Surgiu então o Festival do Käsekuchen. Um ano depois, por meio de uma parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, foi iniciado um Projeto de Indicação Geográfica (IG) do Käsekuchen de Panambi junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Há dois anos, foi fundada oficialmente a Associação Panambiense dos Produtores de Käsekuchen (Aprokas), que passou a atuar como promotora do festival em parceria com a administração pública. “Atendemos a reivindicação da administração municipal, da Aprokas. Agradecemos a interlocução inicial nesse processo do amigo Noredim Silva Sobrinho”, completou o autor da iniciativa, deputado Clair.  

Com a aprovação da lei, o município de Panambi terá um novo impulso ao desenvolvimento do turismo gastronômico, ampliando a divulgação e reconhecimento como “Cidade do Käskuchen” em todo o Estado.

Crédito da foto: Joel Vargas